Gestão de resíduos: a importância da reciclagem do óleo de cozinha nos condomínios

O despejo do óleo de cozinha em pias e encanamentos soma-se a um dos tantos hábitos que colocam em risco a saúde do planeta do meio ambiente. Como explica a Sabesp, apenas 1 litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água, graças à composição insolúvel, que causa descontrole do oxigênio, morte de peixes e outras espécies. Antes de chegar aos rios, a gordura ainda provoca acúmulos em encanamentos e ocasionando transtornos às estações de tratamento de esgoto e a correta manutenção das redes. No solo, o problema também não deixa de existir: a contaminação de aterros atrai vetores, provoca a geração de gases poluentes.

A reciclagem do óleo de cozinha nos condomínios é prática fundamental para implementar programas de gestão de resíduos mais completos e que tornem efetivas as medidas defendidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, e também para que os sistemas de esgoto dos condomínios não tenham seu desempenho ou manutenção prejudicados pela presença do óleo nas tubulações

Os benefícios da reciclagem do óleo
A reciclagem do óleo apresenta diversos benefícios diretamente ligados à preservação do meio ambiente e da qualidade dos recursos hídricos, reduzindo o impacto da poluição, o entupimento e encarecimento da manutenção das redes de esgoto e outros benefícios socioeconômicos, como a geração de renda e inclusão social para famílias e cooperativas, além da produção de materiais mais sustentáveis como o biodiesel, o sabão biodegradável, tintas e vernizes e velas ecológicas

O passo a passo da reciclagem do óleo
1º passo: espere o óleo esfriar na panela;
2º passo: despeje o óleo em uma garrafa pet, com a ajuda de um funil;
3º passo: certifique-se de fechar bem a garrafa, para evitar insetos e odores;
4º passo: limpe a panela e o funil com um guardanapo de papel e descarte-o no lixo orgânico;
5º passo: ao completar a garrafa, prepare-a para a recolha ou dirija-se ao ponto de entrega voluntária mais próximo.

Pontos de coleta
A melhor estratégica e procurar ONGs e Cooperativas, já que o material doado pode ser fonte de renda e inclusão social, como mencionamos anteriormente, mas programas mantidos pelos órgãos públicos também valem.

Na página da organização Óleo Sustentável, você pode consultar o endereço de mais de 2307 pontos de entrega voluntária cadastrados em todo o país.