Dicas para comprar online com mais segurança

Conveniência, ampla variedade, maior facilidade para comparação de preços, condições de pagamento facilitadas e ainda prazos de entrega atrativos. Além da facilidade de fazer tudo no no próprio sofá – e em qualquer outro lugar – comprar online tem benefícios que fazem da tendência um hábito que feio para ficar.

De acordo com a pesquisa realizada pela NeoTrust e divulgada pelo portal Resultados Digitais, o fechamento do comércio e isolamento provocados pelo Covid-19, impulsionaram os números do ecommerce no Brasil: em 2020, foram 301 milhões de compras realizadas, um aumento de 68,5% em comparação ao ano anterior. O faturamento das páginas e lojas também teve lucros exponenciais, com receita de mais de 126 bilhões de reais, um aumento de 68,1% em relação a 2019.

Com a temporada de descontos marcada pela Black Friday, comprar online é uma das alternativas à disposição do consumidor para garantir os melhores preços do ano. Mas, para o barato não sair caro, um manual de boas práticas te ajuda a fugir de golpes e a não sair no prejuízo.

Antes de realizar sua compra, verifique que…

Você precisa mesmo disso. Evite endividamentos e compras por impulso. Avalie a necessidade do que você pretende comprar e se a oportunidade é vantajosa. 

Seu computador ou celular estão seguros. É importante que o dispositivo esteja protegido contra vírus e mal-wares, tanto para as compras online como para manter a segurança nas operações bancárias, redes sociais…

A rede que você navega é privada. Seus dados ficam mais seguros e você mantém a sua privacidade ao preferir conexões particulares. Evite conectar-se em redes públicas, ambientes comerciais e computadores compartilhados.

O site em que você navega tem um cadeado. O símbolo indica que os dados captados pela página são protegidos por criptografia e protocolos como o SSL (Secure Sockets Layer).

O link é confiável. Um link mal intencionado pode te levar a sites fraudulentos, que simulam um site oficial. E pode confiar: até os mais experientes podem ser enganados. Por isso, esteja atento ao clicar em anúncios e ao ser redirecionado. Também confira se a URL não parece suspeita, com algumas palavras ou letras fora de ordem.

Na hora de compra, tenha cuidado com

Descontos oferecidos e a reputação da loja. Desconfie de ofertas que “parecem mentira”. Também esteja atento à reputação da loja – vale a pena uma consulta aos diretórios de queixas, como o Reclame Aqui, e as informações como CNPJ, telefone e serviço de atendimento ao consumidor. Sempre prefira comprar em plataformas reconhecidas pela segurança.

Meios de pagamento. Escolha métodos mais seguros como o cartão de crédito e evite transferências ou depósitos. Uma dica de ouro: Ative as notificações por SMS e email do seu banco, e receba alertas sempre que for realizado algum movimento, seja débito ou crédito, na sua conta. Guarde comprovativos!

Depois da compra…

Acompanhe o processo de despacho e entrega do pedido. Páginas seguras encaminham notificações a cada nova movimentação. É possível também solicitar códigos de rastreio. Por isso, é tão importante

Não recebeu a encomenda? Procure informações e entre em contato diretamente com o vendedor.

Percebeu algum defeito ou não gostou do produto? De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, prazo para a solução de defeitos até 30 dias. Já devoluções podem ocorrer em até sete dias depois de receber o produto, (Fonte: Serasa Experian)