Consumo responsável: guia para compras mais conscientes

Dados de recente pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes , em parceria com o Sebrae revelaram que, em meio ao aumento exponencial do consumo em ecommerce, 44% das compras realizadas pela internet no Brasil são feitas por impulso. No ranking dos produtos, estão comidas e bebidas por aplicativos de delivery, itens de moda e vestuário, itens para a casa, equipamentos eletrônicos e artigos de informática (Fonte: Agência Brasil)

Mas, o que é uma compra por impulso? Em linhas gerais, uma compra por impulso ocorre quando você adquire produtos fora da lista dos “essenciais” eque podem comprometer seu orçamento.Basicamente, a compra por impulso pode ocorrer de duas formas: quando você compra algo que não é essencial, mas estava na sua lista de desejo, ainda que não tivesse a condição financeira ideal para isso. A segunda, ocorre quando você desperta interesse por algo quase que de forma imediata, como em uma “oferta imperdível” sem ter muito tempo para refletir se você quer mesmo aquilo ou se ele será útil ou necessário.

Além de gerar desperdício e outros problemas de ordem sócio ambiental, a compra por impulso também é um dos fatores que mais implicam em endividamento, uso não controlado do cartão de crédito e acúmulo de juros.

Para te ajudar a ter um comportamento de compra mais consciente – nesta Black Friday e em todas as épocas do ano – o Blog CondoBlue preparou algumas dicas:

Faça listas com itens e valores
Nesse post, já discutimos a importância do controle dos gastos e rendas no orçamento familiar. Na hora de ordenar em uma lista os itens que planeja comprar por ordem de necessidade, faça um exercício de reflexão: Essa compra vai trazer resultados positivos à minha vida? Vai simplificar o meu dia a dia ou apenas me fazer sentir-me melhor?

Conheça suas necessidades – e também sua casa e seu guarda-roupas
Avalir o valor de um produto e por que você precisa ou não comprá-lo fica mais fácil quando você se organiza para conhecer seu armário ou os itens da sua cozinha por completo. Um novo casaco pode parecer atrativo, mas ao visualizar outros 3 em seus cabides, você vai entender que talvez não precise dele tanto assim.

Cuidado com o delivery
É bom, mas só de vez em quando. O hábito de pedir refeições em casa pode virar um risco quando vira rotina. Além do descontrole do orçamento e da fatura do cartão no final do mês, outros problemas como uma dieta sem equilíbrio e inúmeras embalagens que são destinadas ao lixo. Uma dica importante da Akatu.Org é planejar o cardápio semanal antes de enfrentar o supermercado, já com um possível roteiro do que será consumido durante a semana. Um alerta para as quantidades: cuidado com o desperdício dos perecíveis como frutas, legumes e verduras.

Tecnologias de longa vida 
Você sabia que a fabricação de um smartphone consome em média 2.760 litros de água, e utiliza 18 metros quadrados de solo? Pois é. Itens de última geração podem fazer os olhos brilharem, mas aparelhos domésticos e equipamentos tecnológicos que você já tem também podem não estar tão ultrapassados quanto você pensa. Novamente, a dica é o exercício de reflexão: um novo celular, ou uma nova tv, por exemplo, são realmente importantes para minha rotina e para o meu bem estar?

Pesquisa e compare
Aqui, não estamos falando apenas dos preços, mas também da qualidade do que você compra. Itens quase “descartáveis” são tão prejudiciais ao seu orçamento quanto jogar algum dinheiro pela janela. Uma oferta imperdível pode virar uma armadilha quando o item tem pouca qualidade, durabilidade ou nenhuma garantia do fabricante, por exemplo.