Como o 5G pode mudar a rotina do seu condomínio

Alta velocidade, baixa latência e maior disponibilidade que permitem conectividade para praticamente tudo e todos. Em poucas palavras, é assim que podemos definir o 5G, nova geração de redes móveis, que já possibilita o desenvolvimento de inúmeras aplicações e serviços que ultrapassam fronteiras e barreiras da geração anterior, o 4G, apresentando novas – e infinitas – possibilidades para desenvolvimento tecnológico.

Entre as promessas mais populares, a revolução digital das tecnologias de smartphones, jogos e velocidade de download em streaming estão entre as mais populares. Mas, o 5G torna possível uma significativa evolução em outros segmentos, como a robótica e a indústria 4.0, o desenvolvimento de ferramentas de segurança pública e tráfego, avanços de realidade virtual, cidades mais inteligentes e melhor controle para os carros autônomos, entre outras possibilidades.

Nesse panorama, ao mesmo tempo que a tecnologia é evolutiva, porque vai permitir o melhor funcionamento e aproveitamento de ferramentas já existentes, quanto disruptiva, porque vai permitir a criação de novos serviços e tecnologias, dando novas perspectivas para o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial.

Assim como setores da economia – e o próprio dia a dia da sua família – o 5G vai também possibilitar algumas mudanças na rotina do seu condomínio.

A primeira dessas mudanças é o melhor alcance da internet, independente das configurações do edifício. Segundo o Ministério da Comunicação, um do problemas até hoje sem solução quando o assunto é internet, é a passagem de cabos em condomínios verticais, localizados em centros urbanos mais densos, e o Fixed Wireless Acess oferecido pelo 5G vai trazer solução para esses condomínios (Fonte: Portal de Telecomunicações, Internet e TICs)

Como já falamos nesse post, tal modernização e conectividade, casas inteligentes e edifícios mais inteligentes podem possuir sistemas de iluminação, elétrico e hidráulico, aproveitamento de energias renováveis, controle de eletrodomésticos e outras funções. Mas, é na segurança dos condomínios e no controle dos ambientes que podem se concentrar os principais benefícios da nova tecnologia. (

Portaria remota e reconhecimento facial
Com as aplicações e alta estabilidade do 5G, a portaria virtual vai ficar ainda mais segura e dinâmica. Não apenas a velocidade na transmissão das informações, mas também o próprio controle de entrada e fluxo de pessoas através do reconhecimento facial, assim como câmeras e CFTV mais inteligentes e com alta resolução vão transformar os sistemas de segurança. Cercas virtuais e o monitoramento por drones também podem ser outras apostas!

Como o 5G pode mudar a rotina do seu condomínio
Controle de iluminação, comando dos elevadores por voz e sensores de presença que regulam temperatura. Essas e outras automações não só poderão ser realidade para condomínios, mas também serão mais acessíveis, graças à disponibilidade do sinal e a transformação de equipamentos e softwares para atender à nova demanda. Como o 5G pode mudar a rotina do seu condomínio

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]