Adotar medidas que ajudam a reduzir despesas em um condomínio e que também possam amenizar o impacto junto ao meio ambiente, é muito importante. Nesse sentido, uma das ações que síndicos e administradores devem implementar em sua gestão é sobre como economizar água em condomínio.

A água é um recursos que quando escasso pode afetar não só o financeiro do condomínio, mas também a qualidade de vida dos condôminos bem como a natureza de um modo geral.

Para evitar que isso aconteça, separamos nesse post 5 dicas sobre o que pode ser feito para economizar água em condomínio. Confira!

1. Como economizar aguar em condomínio – Conscientização dos condôminos e funcionários

Uma das mais importantes medidas a se adotar é conscientizar tanto dos moradores quanto os funcionários sobre como economizar água em condomínio. Para isso você, como síndico, pode realizar ações como:
Falar sobre como economizar água em condomínio durante reuniões com os moradores;
Distribuir cartazes pelo prédio com avisos que lembrem os condôminos dos problemas que podem ser causados pelo desperdício de água;
Enviar regularmente, por meio de redes sociais, ações simples que podem ser adotadas a fim de poupar água;
Instruir os profissionais que trabalhem no condomínio sobre as políticas contra desperdício de recursos hídricos.

2. Reutilização de água

Outra medida bastante eficiente quando se trata de como economizar água em condomínio é adotar a reutilização. Para isso, podem ser adotadas diversas ações como por exemplo:
Reutilização de água das chuvas em descargas de banheiros, lavagem de carros, irrigação dos jardins e limpeza da área externa;
Caso tenha condições financeiras e espaço, também é uma opção ter a própria estação de tratamento, a fim de reutilizar a água para fins mais nobres.

3. Como economizar água em condomínio – Raio-X do condomínio

Se o objetivo é poupar água, talvez um dos primeiros passos deva ser se certificar de que ela não está escorrendo pelos ralos sem necessidade. Para isso é essencial fazer uma analise profunda na rede hidráulica do condomínio a fim de encontrar vazamentos.

Esse Raio-X deve ser realizado periodicamente e contar com uma vistoria técnica em caixas d’água, pontos de saída de água e tubulações a fim de resolver possíveis problemas o quanto antes.

4. Uso de dispositivos tecnológicos

Existem inúmeros dispositivos no mercado que funcionam muito bem no combate ao desperdício de água. Dentre eles, os mais conhecidos são os redutores de pressão e temporizadores que quando instalados em chuveiros e torneiras diminuem o gasto desse recurso.

Utiliza-los é uma das melhores maneiras de como economizar água em condomínio pois além de ter uma instalação simples trazem bastante resultado no valor final da fatura.

5. Como economizar água em condomínio – Hidrômetros individuais

Por fim, mas não menos importante, uma das melhores formas de diminuir o desperdício de água é investir na instalação de hidrantes individuais de forma que cada apartamento acabe sabendo quanto consome e pague por isso.

Muitas vezes, ao sentirem o reflexo que seus comportamentos trazem aos gastos mensais os moradores passam a se preocupar mais com o assunto.

Além disso, eles podem se sentir motivados a adotar medidas que tratem os recursos hídricos com mais responsabilidade já que o retorno aparecerá direto na conta mensal de água.

É importante ressaltar que adotar essas medidas beneficia muito mais do que o bolso dos moradores, mas também as gerações que usufruirão dos recursos hídricos no futuro.

Portanto, agora que você já sabe como economizar água em condomínio coloque essas dicas em prática o mais rápido possível e não se esqueça de compartilhar esse post, para que mais pessoas possam adotar medidas que preservem a água, afinal, se cada um fizer sua parte o resultado alcançado será ainda melhor.

Autor: Karina Matos