Sistema de cobrança – como ele pode melhorar as finanças do seu condomínio

Ter um sistema de cobrança pode facilitar muito os seus recebimentos no condomínio. Ele influencia na eficácia e no controle das contas, do fluxo de caixa e melhora a produtividade do empreendimento. Toda a administração se torna mais qualificada quando os procedimentos são sistematizados.

O controle manual em planilhas ou em cadernos de controle demandam tempo e esforço desnecessários e que poderiam ser utilizados na otimização de outras tarefas. Se você está pensando em praticidade para gerir melhor seu tempo e com menores chances de erros e desvios, certamente essa é uma opção bastante viável e que não te trará dores de cabeça.

Além disso, ter diferentes opções de pagamento para que os clientes paguem pelo serviço diminui as possibilidades de inadimplência. Então, continue lendo este post para saber como melhorar seu processo de cobrança no condomínio.

Como funciona o sistema de cobrança?

O sistema de cobrança é operacionalizado por uma plataforma que permite a quitação de pagamentos dos moradores. É possível fazer agendamento de cobranças, controle de contas a pagar e a receber, utilizar saldo para pagar contas e realizar consultas.

Nesse sentido, evitam-se burocracias no gerenciamento financeiro. O método geralmente é utilizado em pequenas e médias empresas, mas pode ser implementado em condomínios. Os estabelecimentos podem utilizar uma máquina de cartões, com permissão de qualquer bandeira para ampliar o leque de opções para os clientes.

Vantagens do sistema de cobrança

Nosso dia a dia está rodeado pela tecnologia. É uma realidade que visa a tornar mais fáceis nossa comunicação e também a organização das contas. Praticamente todas as pessoas que possuem um celular e uma conta bancária têm aplicativos para administrar e controlar o dinheiro, fazer transferências, depósitos, pagamentos, conferir extratos.

Com o condomínio não é diferente. O sistema de cobrança torna mais célere e garante maior segurança aos processos envolvendo pagamento de contas, além de garantir mais profissionalismo, controle financeiro e segurança, tanto para os administradores do condomínio quanto para os moradores.

Com o sistema, é possível emitir carnês para cobranças parceladas e realizar consultas além dos pagamentos. Você pode reenviar, agendar pagamento para datas posteriores, exportar dados, enviar avisos de vencimento por e-mail ou SMS.

Em um condomínio é necessário intermediar a relação com diversos moradores e nem sempre o contato por meio de uma conta pessoal do celular ou ir de porta em porta se demonstra satisfatório. Dessa forma, os avisos eletrônicos são bastante eficazes para o contato com diversas pessoas instantaneamente.

Além dessas vantagens, você tem acesso a relatórios de pagamentos em atraso e pode controlar dados de falta de pagamento. Outro ponto é que é possível integrar um site ao pagamento on-line. Há sistemas em que você pode abrir gratuitamente um endereço eletrônico para realizar essas transações, com tarifas acessíveis.

Conclusão

Como vimos, o sistema de cobrança é uma ferramenta muito útil para a administração de pagamentos dos condomínios. Ele torna a gestão financeira mais organizada, segura e reduz índices de descumprimento de prazos e de quitações dos valores.

Você otimizará seu tempo e terá menos preocupações de gerenciamento e de relacionamento com os moradores, de forma prática, profissional e desburocratizada. Os erros e falhas que podem acontecer ao fechar as contas do condomínio praticamente desaparecem em procedimentos sistematizados. Eles possuem alta eficácia e trazem satisfação para todas as partes.

Espero que este post tenha sido útil para sua melhor compreensão do tema e para colocar em prática nossas dicas! Você já utiliza cobranças sistematizadas em condomínios? O que acha da experiência?