BPO de cobrança – Saiba o que é e porque implementá-las no seu condomínio

Otimizar os processos do condomínio é essencial para uma gestão de excelência. E nesse sentido, a BPO de cobrança é um recurso que vem sendo cada vez mais implementado, já que  pode contribuir neste e em muitos outros aspectos.

Continue lendo esse post e saiba mais sobre o que é BPO de cobrança, por que implementá-lo no seu condomínio, quais os custos envolvidos e muito mais. Confira!

O que é BPO de cobrança?

Do inglês Business Process Outsourcing, PBO significa terceirização dos processos de negócios. Ou seja, BPO nada mais é do que um processo de contratação de uma empresa especializada em um determinado serviço para trabalhar no seu empreendimento.

No caso do BPO de cobrança, o serviço a ser terceirizado está diretamente relacionado ao setor de cobrança aos seus clientes, ou no caso, condôminos. Essa BPO, cuida da parte burocrática, como a atualização de boletos e cobrança dos devedores do seu condomínio.

Por que implementar o BPO de cobrança no seu condomínio?

Implementar a BPO de cobrança ajuda síndicos e administradores de condomínios a minimizar os prejuízos financeiros através de uma gestão de cobrança eficiente.

Esse serviço especializado, irá se dispor de todos os meios possíveis para diminuir a inadimplência dos clientes com o seu condomínio.

Além disso, o BPO de cobrança oferece muitas vantagens, como:
Aumento da eficiência e melhoria nos processos de cobrança;
Maior flexibilidade interna;
Controle financeiro eficaz;
Redução dos custos operacionais;
Aplicação de tecnológica atualizada no processo de gestão de cobrança.

Essa terceirização das cobranças pode também eliminar os processos de contratação de funcionários, com isso os custos adicionais com os recrutamentos, salários e treinamentos serão reduzidos ao máximo.

Para os administradores de condôminos, a BPO de cobrança oferece também a vantagem dos administradores poderem dedicar um tempo maior para a captação de receitas e relacionamento com os clientes. Além disso, a BPO irá facilitar o serviço dos síndicos nas cobranças com quem não pode arcar com a cota condominial.

Em quais áreas o BPO de cobrança atua?

Além do setor de cobrança, o BPO também pode atuar em outras áreas, como:
Gestão dos pagamentos;
Emissão dos boletos;
Gestão das receitas arrecadadas;
Prestação das contas;
Gestão da inadimplência.

Qual o custo para contratar esse tipo de serviço?

O custo para contratar uma BPO de cobrança é variável. Essa variação depende de fatores como o porte do condomínio, a complexidade das atividades que serão realizadas e outros aspectos.

Porém, considerando o custo-benefício que esse serviço pode oferecer com certeza apostar nesse recurso para melhorar a gestão de cobrança do seu condomínio compensa o investimento.

Quais as tecnologias utilizadas?

A BPO de cobrança utiliza tecnologias e ferramentas especificas para otimizar o processo de cobrança nas empresas atuantes. Algumas dessas ferramentas, são:

Discador: O discador ajuda agilizar o atendimento aos clientes, minimizando o tempo de espera na linha telefônica.
Agente virtual/ robô: Além da chamada de telefone, o robô também realiza o atendimento ao cliente por meio de SMS, e-mail e WhatsApp.
Enriquecimento de dados: Essa ferramenta tem como foco o maior número possível de dados, para assim otimizar cada vez mais o processo de cobrança.
CRM de cobrança: Atua 100% em conjunto com a administração da empresa para realizar a gestão de contratos, atendimentos e outros.
Régua de cobrança: Envia periodicamente e-mails, SMS e até cartas para lembrar o cliente da data de vencimento dos boletos e atrasos.

Além dessas ferramentas existem também algumas que direcionadas especificamente para administradores de condomínios. Na maior parte das vezes todos os processos de cobrança são automatizados por elas e atuarão de acordo com o modo operacional da administradora do condomínio.

Gostou do post sobre BPO de cobrança? Compreendeu a importância desse recurso e como ele pode facilitar a vida dos administradores de condomínios e ainda diminuir a inadimplência?