Dicas de planejamento para férias escolares.

As férias são os momentos mais esperados pelas crianças – e os mais temidos por pais e vizinhos. Sem ter o que fazer, as crianças acabam “causando” na região. Então saiba como se planejar para as férias escolares em seu condomínio.

As crianças que não vão viajar, ou não possuem uma grande área de lazer, podem se sentir entediadas, e com isso acabam apostando em brincadeiras barulhentas e incômodas.

Isso não seria problema para quem mora em casa, mas para quem mora em condomínio pode ser um problema, já que os vizinhos podem sentir-se lesados pela barulheira.

Então, descubra como se planejar para as férias escolares em seu condomínio, e surpreenda os pequenos com atividades divertidas e descontraídas.

Descubra como fazer das férias escolares em seu condomínio uma verdadeira diversão!

Para conseguir se divertir com as crianças sem sair dos arredores, você precisa aprender a aproveitar o espaço comum de seu condomínio. O mais indicado é que os condôminos que têm filhos combinem algumas atividades em grupo.

  1. Recreadores especializados:

Reconhecendo essa dificuldade que se repete duas vezes ao ano, algumas empresas já oferecem o serviço de recreação para condomínios. Os profissionais se deslocam até o local para divertir e distrair a criançada.

Essa é uma excelente opção para locais com muitas crianças. Assim monta-se um grupo para brincar junto com o monitor, e o valor pode ser dividido entre todos.

  1. Locação de brinquedos:

E que tal alugar, em parceria com pais e síndico, alguns brinquedos que ajudem as crianças a gastarem energia enquanto se divertem? Cama elástica, piscina de bolinha e alguns outros podem ser uma boa pedida.

  1. Jogos de tabuleiro:

Para os dias chuvosos, aproveite para reunir as crianças para um jogo de tabuleiro. Hoje em dia existem diversas opções divertidas para compartilhar com crianças de diferentes idades.

Crie uma biblioteca ou gibiteca em parceria com outros moradores, e incentive a leitura como diversão!

Outra ideia de como fazer as férias escolares em seu condomínio serem mais agradáveis e divertidas é reunir alguns pais e moradores para a doação de livros e gibis infantis.

Estimule as crianças na montagem de uma biblioteca pequena, em que todos possam compartilhar a leitura. Depois disso, você pode também montar um grupo de leitura para que as crianças desenhem e debatam a história lida.

Essa atividade além de ser divertida e estimular o convívio social, é uma forma de incentivar a leitura e fazer com que as crianças se sintam mais familiarizadas com esse universo.

Aulas de culinária também podem ser uma boa escolha!

Que tal criar uma aula de culinária para as crianças colocarem, literalmente, a mão na massa? Converse com o síndico e veja a possibilidade de usar o salão de festas para essa finalidade.

Monte umas mesinhas e faça receitas simples, em que as crianças possam se divertir e colaborar.

  • Horta:

Se o seu condomínio tem área verde, e você conseguir autorização, criar uma horta com as crianças também é uma boa escolha para as férias escolares em seu condomínio.

Chame os pequenos para ajudarem na escolha do que plantar, mexer na terra e acompanhar o crescimento das plantinhas. Essa experiência proporciona muita alegria e interação, além de ser educativa.

Depois, vocês podem usar os ingredientes colhidos para fazer as receitas durante as aulas de culinária: tudo isso se complementa e vira uma grande brincadeira.

Criatividade e disposição podem fazer das férias momentos deliciosos!

A regra é se divertir! Faça com que as crianças passem as férias de forma agradável e legal. E isso pode ser feito em qualquer ambiente, inclusive dentro dos muros de um condomínio.

Organizando tudo com antecedência, você pode levar esses 30 ou 15 dias com muita facilidade.

Estimule para que os outros pais ajudem nas ideias e trabalhem juntos. Os pequenos com certeza vão adorar ter um tempo com seus progenitores. É um momento em que vocês podem estreitar os laços e se divertir.

E tudo isso será muito econômico! Planejas as férias escolares em seu condomínio vai ser legal, custa barato e pode trazer momentos incríveis para todos os envolvidos. Pense com carinho, e não perca a oportunidade de estar mais próximo das crianças.