Estou com o nome negativado e preciso de Dinheiro, quais são minhas opções?

Se você está com o nome negativado em instituições como Serasa e SPC, mas, está precisando de dinheiro, saiba que existem algumas opções. A maioria das pessoas pensa que, ao entrarem na inadimplência, não terão mais a oportunidade de conseguir dinheiro em casos de emergência. No entanto, isso é um erro.

Existem sim alternativas para quem está atualmente no vermelho. Algumas instituições financeiras prestam serviços do gênero e oferecer linhas de crédito para quem está inadimplente. De modo geral, elas exigem alguns pré-requisitos para que o valor seja aprovado.

Essas exigências são essenciais para essas empresas garantirem que receberão os valores emprestados. São com elas que os beneficiários das linhas de crédito se comprometem a pagar as parcelas e quitar a sua dívida. Há várias instituições do gênero, cada uma com suas próprias exigência.

No entanto, a maioria delas exige alguns requisitos em comum, como, por exemplo, registro em carteira, o solicitante ser servidor público, pensionista ou aposentado e etc. Mas, antes de falarmos das exigências cobradas por essas empresas de empréstimos, é essencial explicar quais são as opções para quem está com o nome negativado e precisando de dinheiro.

Crédito Consignado e Pessoal

Essas duas opções são as melhores para quem está no vermelho. Ambas as linhas de empréstimos são disponibilizadas apenas por algumas instituições financeiras. No entanto, independentemente da empresa que está prestando o serviço eles devem seguir algumas determinações padrões. Confira abaixo as vantagens e regras de cada opção.

  • Crédito consignado

O crédito consignado é uma alternativa para quem trabalha com registro em carteira. Isso porque, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o que permite que todas as partes tenham segurança para a quitação da dívida.

De modo geral, qualquer pessoa que tenha registro CLT pode solicitar o crédito consignado. Entretanto, dependendo do banco ou instituição, o tempo mínimo de serviço, bem como o ramo de atuação exigidos podem variar. Por exemplo, algumas linhas só são liberadas para colaboradores de empreendimentos específicos.

As vantagens dele são:

    • Taxas e juros pré-fixados: Além de ter os encargos mais baixos entre as opções de empréstimos, o crédito consignado possui uma tabela pré-fixada. Dessa maneira, o beneficiário não irá pagar tantos encargos e poderá controlar de perto os acréscimos cobrados em cima do valor emprestado.
    • Prazo de pagamento: Outra vantagem dessa linha para quem está com o nome negativado é o prazo para quitação da dívida. Dependendo do valor e da instituição financeira, o empréstimo pode ser quitado em até 72 meses.
    • Mais chances de aprovação: A maioria dos empréstimos exige uma série de requisitos que torna a aprovação do mesmo quase impossível. No crédito consignado isso é diferente, pois, a maior exigência é que a pessoa que está solicitando o valor tenha um vínculo de trabalho registrado.  

Essas são apenas algumas vantagens do crédito consignado para pessoas com o nome negativado. Além de ser uma alternativa que cabe no bolso, ela possui as taxas e juros mais baixos do mercado.

  • Crédito pessoal

O crédito pessoal funciona de maneira parecida com o consignado. No entanto, ao invés de ter as parcelas descontadas na folha de pagamento, o beneficiário pode efetuar o pagamento por meio de boleto bancário, cheque pré-datado ou débito automático em conta corrente.

Contudo, uma das diferenças dessa linha é a possibilidade de escolha das taxas. É possível escolher entre fixa e variável. Na primeira opção as parcelas mantêm o mesmo valor da primeira até a última. Já na segunda elas vão diminuindo. Confira abaixo algumas das vantagens do crédito pessoal.

    • Não precisa comprovar finalidade: Muitas linhas de crédito têm como exigência a comprovação de finalidade. Já nessa opção isso não acontece. O beneficiário pode solicitar o valor sem precisar determinar para que usará.
    • Rapidez na análise: Outra vantagem do crédito pessoal é que a análise é feita em até 24 horas. Essa rapidez é essencial para quem está com o nome negativado, mas precisando de dinheiro.
    • Juros menores: Os juros do crédito especial também são bem menores do que outras formas de pagamento como o cheque especial e o cartão de crédito. Logo, se você pretende pagar dívidas é ima excelente opção.

O crédito pessoal também é uma excelente opção para quem está com o nome negativado. Isso porque, além das vantagens citadas acima, essa linha de empréstimo não precisa ser solicitada apenas por pensionistas, aposentados e servidores públicos, como acontece em algumas outras opções do gênero.

Se você está com o nome negativado, mas necessita de dinheiro, vale a pena investir em uma dessas duas opções. Independentemente se você deseja quitar suas dívidas ou usar o valor para outros fins, as linhas de crédito possuem vantagens ideais, principalmente em relação a tempo de pagamento e taxa de juros. Por isso invista nessas linhas.