Inteligência Artificial e novas tecnologias para a segurança do condomínio

O desenvolvimento das tecnologias digitais e de informação impulsionam a criação de soluções e ferramentas cada vez mais otimizadas para diversos setores. Além de setores como a indústria, por exemplo, é cada vez mais notável a inserção de componentes de tecnologia avançada em automóveis e edifícios, por exemplo.  Com o avanço de redes 5G, o desenvolvimento dessas tecnologias será ainda mais exponencial.

Graças a tal modernização e conectividade, casas inteligentes vão além de uma assistente virtual e já abrangem sistemas de iluminação, elétrico e hidráulico, aproveitamento de energias renováveis, controle de eletrodomésticos e outras funções. Nos condomínios, junto a tecnologias que reduzem custos e otimizam os sistemas de água e energia, por exemplo, a segurança é uma das áreas que mais concentram novas aplicações e ferramentas.

Câmeras e CFTV mais inteligentes e com alta resolução

Câmeras já podem realizar o reconhecimento visual e de placas de veículos, aumentando a segurança do fluxo de entrada e saída das garagens e portarias.

Além disso, ambientes internos e de menores dimensões podem agora contar com câmeras sem fio, com tecnologia wi-fi e transmissão via aplicativos para smartphones.  Além de melhor qualidade das imagens também passam a ser adicionados recurso para identificar ruídos, presença de pessoas e objetos ou situações de perigo pré-estabelecidas.

Cercas virtuais

Otimizando a segurança dos sistemas de cerca tradicionais, as cercas virtuais podem ser acionadas em horário e locais específicos, por exemplo, e também identificando animais e outros movimentos suspeitos.

Sistemas integrados e de rápida ação

A integração dos sistemas de segurança às ferramentas de comunicação e gestão podem reduzir o tempo de resposta a eventuais problemas e também colaborar na elaboração de planos estratégicos a partir do fornecimento de relatórios e dados precisos.