Dicas para o home office em tempos de pandemia

Com a intensificação do trabalho em home-office, saber como organizar o tempo e manter-se produtivo mesmo em nossas casas tem se tornado um desafio diário.

A vida em condomínio traz alguns desafios ainda maiores. Garantir o silêncio é um deles. Como já discutimos neste post sobre o que síndicos e moradores devem saber sobre a Lei do Silêncio, o bom senso sempre foi a principal recomendação para a resolver esse tão comum problema da vida em condomínio, mas com a nova rotina de trabalho e estudos em casa, elucidar as observações jurídicas sobre o tema podem dar aquela força na hora de diminuir o volume e garantir um clima mais amigável entre os andares.

Outro tema que deve respeitar a legislação de casa estado ou município é a realização de obras. Para evitar a circulação de pessoas e garantir a tranquilidade para o home office, de forma geral, apenas os reparos urgentes e serviços de manutenção, como os relacionados aos elevadores e outros sistemas, por exemplo, devam ser privilegiados.

Garantidas a tranquilidade e a segurança nas áreas comuns, é a vez de estabelecer alguns hábitos para a rotina do home-office! O Blog CondoBlue mostra alguns deles:

Crie um espaço de trabalho adequada

Reservar um ambiente exclusivo para o trabalho ajuda a sinalizar para a sua mente que as tarefas exigem concentração, evitando que ela se distraia com facilidade. Como ter um espaço exclusivo para o trabalho não é uma realidade unânime, cuidar para que o ambiente esteja bem iluminado e estar atento à postura e a ergonomia são pontos fundamentais. Nada de pijamas! Seu cérebro também irá funcionar melhor se você vestir-se especialmente para o trabalho.

Mantenha uma agenda e um horário de trabalho

Organize-se para estabelecer uma ordem entre tarefas urgentes e importantes e também aquelas rotineiras da função. Listar tarefas cumpridas pode ajudar na sensação de dever cumprido e na gestão do tempo de forma mais eficiente.

Faça pausas

Movimentar-se e garantir pausas para o relaxamento da mente e do corpo são indispensáveis para cuidar da saúde e não deixar a pressão pela produtividade e auto-cobrança tomarem espaços. Esteja atento às emoções e o que pode provocar sensações como a ansiedade. Respeite e faça intervalos para refeições e tente realizar pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho. E não se esqueça: beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Exercite-se

Mesmo em casa, é possível mexer o corpo, realizando alongamentos ou pequenas séries de exercícios sem muitas complicações. As respostas hormonais das atividades físicas influenciam ajudam, de forma fisiológica e psicológica, a manter a mente limpa, realizar atividades de concentração e tomadas de decisões e favorecem, principalmente, o bem-estar e a diminuição dos níveis de ansiedade.