Afinal, o que é e quais as vantagens do Crédito Consignado?

Se você está com algumas contas em atraso e precisa regularizar suas dívidas uma das melhores opções é o crédito consignado. Ele é uma prática extremamente comum no Brasil e é ideal para pessoas que trabalham de carteira assinada, e que estão em busca de uma forma de quitar dívidas atrasadas.

Basicamente, ele é uma forma de empréstimo, mas cujo o pagamento acontece de forma indireta. Isso porque as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Por isso ele é ideal para pessoas físicas. Por ter desconto em folha, fica mais fácil manter o pagamento em dia e não correr o risco de entrar em inadimplência.

Ele pode ser conseguido com instituições financeiras ou bancos e o prazo máximo para quitação é de 72 meses. Atualmente, é possível, inclusive, obter o crédito consignado de forma online graças as empresas que fornecem esse tipo de serviço de maneira digital, sem a necessidade de consultas presenciais.

Essa é a forma mais segura de se emprestar dinheiro para a quitação de dívidas ou investimentos. Além disso, essa linha possui uma série de vantagens únicas que as tornam ideal. inclusive, para pessoas que estejam com inadimplências em órgãos como o SPC e Serasa.

Vantagens do crédito consignado

O crédito consignado é uma opção de empréstimo ideal para quem precisa de dinheiro para quitar dívidas ou investir. Além de ser descontado em folha ele oferece uma série de vantagens exclusivas. Confira algumas delas abaixo.

  • Praticidade: O contratante não precisa ir até o banco ou instituição financeira para efetuar o pagamento das parcelas. Dessa maneira ele otimiza o tempo.
  • Pagamento sempre em dia: O desconto em folha permite que o pagamento sempre seja efetuado em dia. Assim, o contratante não corre o risco de se esquecer da data e acabar atrasando alguma fatura.
  • Juros: O credito consignado é uma das linhas de empréstimos com juros mais baixos. Isso acontece por conta de seu sistema de pagamento. Assim o consumidor paga bem menos de encargo, o que é ideal para quem precisa do dinheiro para quitar dívidas.
  • Sem consulta ao CPF: Outra grande vantagem dessa opção é que muitas instituições financeiras fazem o empréstimo do dinheiro sem consultar o CPF do solicitante. Algumas, inclusive, permitem que a linha de empréstimo seja liberada para pessoas que estão inadimplentes em órgãos como o SPC e Serasa.
  • Taxa de juros pré-fixada: Além de ter juros extremamente baixos, o crédito consignado também segue uma tabela pré-fixada. Dessa maneira o beneficiário pode ter um controle maior sobre os pagamentos e os encargos cobrados nas parcelas.

Essas são apenas algumas vantagens do crédito consignado. Atualmente, ele é uma das maneiras mais utilizadas pelos brasileiros para investir ou quitar dívidas. Por conta do seu sistema simples e eficaz, ele é ideal para todo o tipo de pessoa. Além dos juros baixos, ele auxilia o beneficiário a se organizar e deixar as dívidas para trás.

Quem pode solicitar o crédito consignado?

A solicitação do crédito de consignado pode ser feita por qualquer pessoa. No entanto, a liberação irá depender das exigências feitas pela instituição financeira ou banco no qual foi solicitado o empréstimo. Cada uma delas possui uma série de pré-requisitos que podem variar conforme o valor solicitado e o prazo de pagamento.

A maioria das empresas que oferecem serviços do gênero liberam essa linha para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Entretanto é possível encontrar algumas instituições que fornecem esse tipo de serviço para outros perfis.

É comum, por exemplo, algumas liberarem os valores para pessoas que estão inadimplentes. Nesses casos, outras exigências podem surgir, mas, mesmo assim o crédito consignado continua sendo uma excelente opção.

Usando o crédito consignado com sabedoria

Apesar de ser uma linha de empréstimo extremamente vantajosa, é essencial que o solicitante saiba usar o dinheiro obtido com sabedoria. Especialistas apontam que, se usado de forma correta, ele pode ser a solução para uma série de imprevistos.

Uma das dicas dadas é usá-lo, por exemplo, para quitar dívidas no cartão de crédito. Os juros cobrados pelas emissoras de cartões são extremamente alto, podendo chegar em até 400% ao ano. Não é à toa que muitas pessoas acabam ficando inadimplentes por conta desse tipo de dívida.

Nesse caso, economistas indicam que os devedores solicitem um empréstimo para pagar o valor integral da dívida e parem de usar o cartão. Isso porque, as taxas e juros cobrados por essa linha de empréstimo são extremamente mais baixos, o que é bem mais vantajoso para o beneficiário.

O crédito consignado também é uma ótima opção para quem deseja investir. Por conta disso, se você está em busca de uma forma para tornar a sua vida financeira mais equilibrada, essa é a opção ideal. Ele oferece segurança para quem está solicitando sem tirar a liberdade financeira.