5 Formas alternativas para reduzir o desperdício em seu Condomínio

É muito importante preservar os recursos naturais e reduzir o desperdício em seu condomínio, para conseguir diminuir os gastos e assim, deixar a taxa mais barata para os moradores.

É possível também utilizar o dinheiro economizado para fazer melhorias no condomínio, contribuindo para a valorização do imóvel. Por isso, cada vez mais as pessoas buscam maneiras de economizar água e energia.

As maiores fontes de desperdício são luzes acessas sem necessidade, consumo de água em excesso e vazamento. Porém você não precisa se preocupar, há várias maneiras de reduzir o desperdício em seu condomínio.

Maneiras de economizar e reduzir o desperdício em seu condomínio

Antes de pensar em alternativas para reduzir o desperdício em seu condomínio, é preciso conscientizar os moradores que isso é algo necessário, que só trará benefícios para eles.

Se eles não colaborarem e fizerem sua parte, o resultado não será tão eficiente quando poderia ser. Para te ajudar vamos dar algumas dicas que vão fazer você economizar bastante.

1 – Evite desperdício de água

Quando o condomínio não possui cobrança individualizada da água, qualquer pequena ação para redução já pode refletir em uma grande economia. As despesas com água são em torno de 15%, o que é um valor bem significativo.

Se cada um usar água de forma consciente, além de reduzir os custos do condomínio, trará grandes benefícios para o meio ambiente. Há várias maneiras de economizar água. Algumas delas são:

  • Apele para a vassoura

Usar a vassoura para limpar ao invés de jogar água gera uma economia de aproximadamente 280 litros a cada 15 minutos. Além disso, nem todas as áreas precisam ser limpas todos os dias.

  • Lavagem do carro

Se o condomínio tem espaço para lavar o carro, opte por lavagem a seco utilizando spray e panos descartáveis. Você consegue limpar um automóvel sem usar uma gota de água.

  • Colete água da chuva

Hoje em dia tem muitas maneiras simples e barata de fazer a coleta da água da chuva. Se você tiver espaço, construa um reservatório para armazenar a água. Ela pode ser reaproveitada para limpar as áreas comuns e os jardins.

  • Campanhas contra o desperdício

Cole cartazes nas áreas comuns com comunicados incentivando e dando dicas para os moradores contribuírem para reduzir o desperdício em seu condomínio.

  • Individualize a água

Quando cada morador paga o que consome a economia é estimulada. Por isso, faça uma cotação para analisar quanto fica a instalação de hidrômetros individuais. No início o valor é bem alto, mas em longo prazo pode funcionar.

2 – Faça manutenções periódicas

Fazer manutenções periódicas contribui para que equipamentos não deem problema e acabem causando desperdício. Um pequeno buraco em um cano pode desperdiçar cerca de 100 mil litros de água em um mês.

Sempre que possível, feche as torneiras, interrompa o consumo e olhe o hidrômetro. Se ele continuar girando procure ajuda técnica, pois há grandes chances de ter um vazamento. Um vazamento pode causar até 20% no aumento da conta de água.

Faça uma inspeção nas válvulas da torneira, para ver se elas estão com vazão muito grande. Caso seja necessário, utilize o aerador, que faz com que o fluxo de água seja reduzido.

Essa medida tem uma grande influencia para reduzir o desperdício em seu condomínio, pois utilizamos a torneira com bastante frequência e na maioria das vezes não temos opção de regular a intensidade de saída.

Se seu prédio for antigo, vale a pena trocar os vasos sanitários das áreas comuns por modelos com caixa acoplada. Ele modelo reduz de 24 para 6 litros gasto por descarga

3 – Economize energia elétrica

Os custos com energia elétrica podem chegar a 6%, por isso deve haver medidas para reduzir o consumo. Uma delas é trocar as lâmpadas por modelos mais econômicos.

Outra medida é instalar sensores de presenças nas áreas comuns, pois assim evita que muitas pessoas passem acendendo a luz e depois se esqueçam de apagar.

Cheque todos os dias à noite se as luzes das áreas de lazer estão apagadas e oriente os condôminos sobre a responsabilidade de cada um.

4 – Cubra a piscina

Pode até não parecer, mas a água da piscina evapora durante o dia. Por isso, em dias que não estiver em uso, ela deve estar coberta para evitar a evaporação em até 90%.

Com essa medida é possível chegar a uma economia de aproximadamente 400 litros de água por mês.

5 – Aposente a mangueira

Uma mangueira aberta durante 15 minutos gasta aproximadamente 280 litros de água. Por isso, você deve substituir o uso dela por um balde com água. Na hora de regar as plantas, utilize um regador.  

Essas foram algumas medidas para reduzir o desperdício em seu condomínio. Com isso você conseguirá ter grande economia e poderá investir em melhorias para seu bem estar.