Viver em um condomínio tem muitas vantagens, como conforto e segurança, por exemplo. Mas nem tudo são flores e muitas vezes os moradores acabam tendo que lidar com vários problemas por conta da convivência com seus vizinhos. Diante disso, é sempre bom que síndicos e administradores desses empreendimentos implementem dicas para melhorar a convivência em condomínios.

E para diminuir a quantidade de reclamações por conta de animais, barulhos, entre outras coisas, trouxemos nesse post algumas recomendações importantes sobre o assunto. Confira!

1. Preste atenção ao horário de silêncio

Conhecer as normas de silencio, bem como fazer todo o possível para segui-las é uma das dicas para melhorar a convivência em condomínios. Afinal de contas, quem é que gosta de ficar ouvindo a música do seu vizinho às 2 da madrugada?

Um ponto importante a se dizer é que, mesmo que o seu condomínio não possua regras sobre isso, é necessário que você estimule o bom senso dos moradores através de ações educativas. E, com isso, evite ao máximo que eles façam barulhos tarde da noite ou muito cedo, de modo que gere incômodo na vizinhança.

2. Cuidado com os animais de estimação

Uma das dicas para melhorar a convivência em condomínios que também merece destaque é esta. Muitas vezes é comum de acontecer atritos entre condôminos devido a circulação de animais de estimação nesse ambiente ou em função do barulho que eles fazem.

Por isso, é importante que você como sindico ou administrador do condomínio estabeleça regras envolvendo esse assunto. Procure realizar reuniões e assembleias para definir essas regras. E dentre os pontos que pode destacar para eliminar possíveis problemas nesse sentido, estão:

Comunicar aos moradores que eles não devem deixar o animal de estimação sozinho circulando pelas dependências do condomínio;
Informar que o morador deve limpar as sujeiras que o seu animal fizer nas dependências do condomínio;
Que ele não passear com o animal sem a guia.

3. Estimule o hábito de zelar pela manutenção das áreas comuns

Ter uma boa área de lazer com piscina, salão de festas e o que mais o seu dinheiro puder pagar é uma das vantagens de morar em um condomínio. Contudo, elas também podem ser fonte de muita dor de cabeça se os condôminos não levarem a sério as normas para a sua utilização.

Por conta disso, quando se trata das áreas comuns uma das melhores dicas para melhorar a convivência em condomínios é implementar ações que estimulem os moradores a tomar cuidado com essas dependências.

4. Dicas para melhorar a convivência em condomínios – Promova o descarte de lixo da forma correta

Ter maus hábitos com relação ao descarte de lixo não apenas gera transtornos aos vizinhos como também desvaloriza o condomínio. Portanto dê atenção a essa questão, promovendo o descarte correto do lixo.

Você pode, por exemplo, implementar a coleta seletiva em condomínios e buscar meios de educar os moradores a não descartar o lixo em qualquer lugar. Veja no post que fizemos sobre o assunto e saiba mais sobre como funciona a coleta seletiva em condomínios.

5. Atenção a garagem também é uma das dicas para melhorar a convivência em condomínios

Boa parte das brigas entre vizinhos acontece por conta de problemas na garagem. Seja por causa do espaço das vagas ou por ultrapassar o limite de velocidade. Portanto, umas das grandes dicas para melhorar a convivência em condomínios é definir regras quanto a esse espaço.

Lembre-se de não informar aos condôminos sobre não utilizar a garagem como deposito bem como garantir que o carro se encaixe na vaga que ele possui. Essas são algumas das recomendações que podemos te dar.

E aí, gostou das dicas? Aplica-las no seu condomínio pode evitar muito estresse, tanto para você quando para os condôminos, então comece a utiliza-las agora mesmo!

Autor: Karina Matos