10 ideias para um novo ano mais leve e feliz

Metas, sonhos e projetos. Com os últimos dias do ano, as listas de resoluções para os novos meses que batem à porta são mais do que comum e são quase um ritual obrigatório. Dezembro é mês de reflexões, uma oportunidade de rever as conquistas e desafios do ano que se passou, mas também a época em que pensamos naquilo que pretendemos por em prática no ano seguinte.

Neste blog especial de fim de ano, a CondoBlue traz 10 ideias – acredite, escalar montanhas não é uma delas – para inspirar sua lista de objetivos e fazer de 2022 um ano de mais leveza, bem estar e felicidade.

1. Não se cobre demais
Sim. A nossa lista começa com essa meta. Tentar levar a vida e seus planos com menos rigor, ajuda a encarar desafios e tudo o que pode não ocorrer como desejado com mais calma e tranquilidade. A vida é cheia de imprevistos e mudamos o tempo todo. É importante sempre conseguir ter o foco nos resultados positivos e rever falhas como um aprendizado. Nessa lista, conheça 18 famosos que fracassaram antes de se tornarem bem-sucedidos.

2. Dedique-se mais às pesssoas que ama
Já pensou em uma simples carta para para aqueles que estão distantes, ou um café sem motivo com aquele amigo que você não vê há tempos? Aproveitar os momentos de convívio junto a amigos e família talvez seja uma das prioridades mais importantes para a felicidade. Veja 5 motivos pelos quais um abraço faz bem à saúde.

3. Cuidar mais da saúde
Também entre as mais importantes, cuidar da saúde – física e mental – é peça-chave para garantir disposição para os desafios que o novo ano trará, reduzindo inclusive o stress e cansaço diários Pode partir de uma resolução mais simples, como ter uma alimentação mais equilibrada, ou fazer meditação, mas deve sempre incluir a realização de exames de check up! Conheça 10 hábitos que aumentam a longevidade, de acordo com a ciência.

4. Faça mais viagens e passeios
Faça uma lista dos lugares que deseja conhecer e de destinos próximos que são oportunidades para abrir horizontes e dar fôlego para enfrentar a rotina. Vale, principalmente, incluir aqueles roteiros mais descomplicados, que possam significar diversão e descoberta de novas culturas em um fim de semana, por exemplo. Confira os benefícios de viajar para a saúde.

5. Poupe dinheiro
Já falamos bastante sobre a importância do equilíbrio financeiro, não é? Depois de organizar as contas e ter as finanças no azul, poupar é importante não apenas para reserva de emergência, mas também para dar aquele empurrãozinho na realização de seus sonhos e metas. Você pode começar estabelecendo quantias mínimas e ir avançando de acordo com o seu orçamento e projetos que deseja realizar. Vale rever o Passo a passo para o orçamento doméstico (mais fácil do que você imagina). 

6. Tenha mais tempo para si
Que tal voltar a estudar ou aprender coisas novas? Ou de dedicar aquele passatempo que te ajuda a recarregar as energias durante o fim de semana? Vale até mesmo se matricular em algum curso: o limite é a sua imaginação. Neste link, veja 6 dicas para criar o hábito de aprender coisas novas.

7. Tire projetos da gaveta
A reforma da casa, a compra de um novo carro ou ter o próprio negócio: todo novo ano é uma oportunidade para não adiar mais os projetos e tirar as ideias do papel. Além de disposição para por as mãos à obra, o planejamento financeiro é a palavra-chave para o sucesso. Aqui, falamos um pouco mais sobre as vantagens do Crédito Consignado.

8. Leia mais livros ou ouça mais música
Algumas páginas antes de dormir, no intervalo do almoço ou no transporte: a leitura e a música são ótimos mecanismos para relaxar entre uma pausa e outra e também são oportundiades para ampliar o conhecimento e aprender mais. Conheça 11 benefícios comprovados da leitura diária.

9. Pratique exercícios físicos
Essa resolução não podia faltar, não é mesmo? Já temos motivos de sobra: o exercício físico regular ajuda a prevenir doenças e dores, aumenta a qualidade de vida e reduz os níveis de ansiedade e stress. Para quem ainda não faz do exercício um hábito, um passo de cada vez: é possível começar com caminhadas diárias ou simplesmente trocando os elevadores pelas escadas. Aqui vai um empurrãozinho: vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho.

10. Seja mais sustentável
No trabalho, nas compras, ou em casa: cuidar do planeta é urgente. Pequenos gestos, desde a nossa alimentação até a forma como consumimos bem materiais ou mesmo a energia elétrica fazem a diferença. E quanto o assunto é sustentabilidade em condomínio, não faltam inspirações: aqui temos 7 dicas de sustentabilidade.

Feliz 2022!